Hospital de Anapu recebe aparelho CR para revelação digital de imagens do Raio X

A Prefeitura de Anapu recebeu na tarde desta terça-feira, 02 de maio, o novo aparelho de Raio – X do Hospital Municipal. Estiveram presentes na ocasião o Prefeito Aelton Fonseca, o Secretário de Saúde, Miqueias Nascimento e o vereador Romildo Rocha. O aparelho trabalha com o método da digitalização, uma grande inovação para o município, que ganha na agilidade do atendimento e na proteção ao meio-ambiente (uma vez que não há risco de contaminação do solo e das águas) e principalmente, na saúde e segurança de técnicos e pacientes, que não serão expostos várias vezes a radiação.
Antigamente se utilizava o modo convencional, onde a revelação das imagens captadas pelo aparelho de raio – x era realizada com produtos químicos, prejudiciais à saúde dos técnicos que operavam o aparelho, por conter produtos cancerígenos, e também prejudiciais à saúde dos pacientes que eram expostos a radiação na hora de captar as imagens. O custo para aquisição e recolhimento desses produtos era altíssimo, uma vez que se precisava de uma empresa especializada no recolhimento do material, para que este não fosse lançado diretamente no meio-ambiente.

O novo aparelho “CR” adquirido pela Prefeitura de Anapu faz a leitura da imagem captada no Raio – X, e revela a imagem de modo digital, sem a utilização de produtos químicos. A imagem gerada no aparelho é transmitida para um monitor, onde um programa específico realiza os melhoramentos de nitidez e contrastes (caso necessário) evitando que o paciente tenha que passar por um novo procedimento de radiografia.

Outra grande vantagem do aparelho implantado no Hospital de Anapu é a distribuição da imagem em outros monitores (através de computadores ligados em rede). A imagem captada e revelada no aparelho de raio –x, é transmitida em tempo real para os monitores que serão instalados nos consultórios médicos, no centro cirúrgico e na emergência do Hospital. Desse modo, o paciente já terá o seu raio – x analisado pelo médico nesse intervalo entre sair da sala do raio – x e retornar ao consultório.

O paciente pode solicitar as “radiografias”, impressas em alta-resolução através da impressora específica que acompanha o aparelho “CR”, e também poderá solicitar o envio das imagens por e-mail, gravação em cd ou outras mídias. Em toda a região, apenas o Hospital Regional da Transamazônica possui um aparelho similar ao adquirido pela Prefeitura de Anapu – PA, governo “União, Trabalho e Competência”.

(TEXTO: Hilton Marcos Ferreira – DRT 0001689/MA – FOTO: Junior Silva – Ascom/PMA)