Prefeitura avalia condições da Estação de Água/Esgoto de Belo Monte

Na última sexta-feira, 03 de fevereiro, o Setor de Engenharia, Projetos e Convênios da Prefeitura de Anapu, liderado pelo Engenheiro Civil Douglas Ávila, iniciou a vistoria e avaliação da Estação de Tratamento de Esgoto e do Sistema de Captação de Água do Distrito de Belo Monte do Pontal, município de Anapu/PA.

O sistema de última geração foi construído pela Norte Energia, como compromisso social firmado com os municípios impactados pela construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte (UHE-Belo Monte).

A empresa executou e finalizou as obras de esgotamento, com 4,3 km de rede, e a de drenagem, com 320 metros. No entanto, houve um furto da fiação elétrica do sistema de captação de água, o que impediu seu funcionamento adequado.

Segundo o Engenheiro Douglas, “a distribuição de água no distrito ainda ocorre com o sistema antigo, ligado a uma bomba d’água que atende à demanda da Vila, mas que tem fiação exposta, podendo causar risco. A meta agora é adquirir os materiais necessários para por em funcionamento a estação nova”.

A equipe fez a avaliação e estimou os valores necessários para a recuperação do sistema de captação, e para o funcionamento da Estação de Tratamento.

(TEXTO: Hilton Marcos Ferreira – DRT 0001689/MA – Ascom/PMA – FOTO: Douglas Ávila)